4 lições de vida que você pode aprender com a história do TAEKWONDO - Nos primórdios

InfoTKD

1 JUN 2016

Atendendo a alguns e-mails e também mensagens através de nossa página no facebook, onde os nossos leitores, pediram para que explorássemos mais o Taekwondo tradicional e história. temos um espaço dedicado a esta parte da modalidade, destacando os principais pontos, bem no estilo InfoTaekwondo.com, envolvendo ciência, fatos ou publicações; reais e fidedignas.

O Taekwondo é, de uma certa forma, muito pobre em conteúdo científico. Isso porque, é um esporte relativamente novo nas olimpíadas. O que quer dizer que, ele esta em uma fase de transição, ainda passando da ideia marcial para a desportiva. Assim, estudiosos e pesquisadores desta área, quando vão realizar as pesquisas, ficam muito focados em sua história, afim de definir de uma vez por todas o Taekwondo. O que para nós aqui, é ótimo, já que vamos começar pela história e seguir em frente. Então vamos começar no "berço"!

A história do Taekwondo é divida em épocas, assim fica fácil o nosso entendimento, vamos começar bem nos primórdios seguindo a WTF, Kukkiwon e o History Channel, além de outras fontes, como embasamento das informações. Começamos com as 4 lições de vida que podemos aprender, apenas lendo um pouco da história do Taekwondo.

1. A união faz a força

Três reinos principais faziam parte da Coréia antiga em torno do ano 37 A.C; Koguryo, Paekje e Silla. O primeiro entre eles foi, o reino de Koguryo e também, o mais forte. Estes reinos viviam em guerra entre eles. Mas Paekje, o segundo maior, uniu-se ao reino de Silla a fim de prosperar e aumentar as suas forças.

InfoTaekwondo - Historia do taekwondo - mapa da coreia antiga

2. Querendo ou não, somos todos irmãos

Dos três reinos, Silla era o menor e mais fraco, em questão de força (exército). Isso dava uma brecha para o reino ser atacado por piratas japoneses. Koguryo percebeu que seria um problema, para o país da Coréia antiga, se os japoneses dominassem Silla, então enviou seus guerreiros para auxiliar, Silla, a expulsar os nipônicos de suas terras.

InfoTaekwondo - Historia do taekwondo - união dos reinos antigos



3. Você precisa se agarrar a algo em que acredita para prosperar e vencer

Depois dos guerreiros de Koguryo ter auxiliado Silla a expulsar os japoneses, Silla teve a oportunidade de aprender a lutar com eles, para poder se proteger. Porém Silla percebia que eles eram simples assassinos que matavam, sem justificativa. Então, Silla treinou seus guerreiros e lhes deu um código de honra para seguir que é, o Hwanrang-do; Obediência ao Rei, respeito ao País, não recuar perante o inimigo e só matar quando não tiver alternativa.

InfoTaekwondo - Historia do taekwondo - HwarangDo

4 - Mesmo o "menor e mais fraco", com sabedoria, pode vencer o "mais forte"

Esta é das maiores lições que Silla nos mostra. Pois, depois de aprender a lutar com Koguryo, Silla deu aos seus guerreiros o "do", um caminho a seguir. Assim os guerreiros de Silla eram fortes; física e espiritualmente. Foi então que Silla uniu-se a Paekje e, juntos foram batalhar com Koguryo e, o venceu com sabedoria. Assim aquele país, antigo, passou a chamar-se Silla Unificada e, bem mais tarde, tornou-se Coréia.

InfoTaekwondo - Historia do taekwondo - guerra dos tres reinos