5 Curiosidades sobre o chute 540°

InfoTKD

25 ABR 2017

Para a galera que ama sair girando no ar e desferir um chute no final, trouxemos então o chute 540 do Taekwondo e suas curiosidades.

O chute 540 é um dos mais procurados no YouTube, o que prova que a galera taekwondista ou os amantes do Taekwondo (vamos dizer assim) mais gosta é esta técnica. Para os praticantes ela pode ser dada como um desafio pessoal, pois a sua realização é de extrema dificuldade (para quem esta começando), para o público, chega a ser inacreditável que uma pessoa possa fazer isso fora dos filmes (e sem cordas o segurando). Bom vamos ver as curiosidades do 540° no Taekwondo. 

1 - Descrição da técnica

O 540° é uma técnica realizada através da rotação do corpo no ar. Esta rotação, ou giros, se fazem em 540 graus num total. No final da rotação um chute é desferido como o Momdollyo Huryo (já falamos sobre ele aqui no infotaekwondo.com).

Infotaekwondo - 5 Curiosidades sobre o chute 540 - 1 Como fazer o chute 540 taekwondo

2 - Diferentes escritas

오백사십 차기 entendeu?... kkkk, espera, vou "latinizar" ( colocar com os caracteres em latim), fica assim; Oh Bae Sasip Chagi (isso nada mais é do que 540 em coreano, por extenso). Seria assim que um coreano falaria o nome deste chute. Mas ele também pode ser chamado de Timyo Twi Momdollyo Huryo e ainda pode receber o nome de 오백사십 돌개차기 (putz! "Tem mais caracteres em Hangul ali, piorou as coisas... kkk"), "latinizando" temos; Oh Bae Sasip Tolgae Chagi - agora clareou um pouco mais não é?!

"Americanizando" agora então temos, Five Hundred And Forty Whilrl Kick que traduzindo, quer dizer; chute com giro/rodopio de quinhentos e quarenta, e pode ser encontrado também assim; 540° Whirl Kick - mais fácil né?! Por fim, os "bêérris (Pt-Br)". Aqui usamos o 540 - só? Isso! Só! Bom, ao menos os mais íntimos, mas tem o pessoal que ainda não esta acostumado que fala "aquele chute" - qual - "aquele que gira feito pião do baú no ar" - Ah sei! - kkk. Brincadeira!

Infotaekwondo - 5 Curiosidades sobre o chute 540 - 2 Como escrever o chute 540 em ingles e coreano

3 - As semelhancas com outras técnicas

Como já falado no item 1. O chute se faz através de rodopios no ar, finalizando com um Huryo. Logo, Huryo e Momdollyo Huryo são os mais próximos dele. O Timyo Twit Chagi, pode ser uma aproximação dele (- lá de longe, sabe?! Mas pode ser). O Tolgae já se aproxima mais também dele.

Infotaekwondo - 5 Curiosidades sobre o chute 540 - 3 540 parece com o chute





4 - Sobre o uso

No tradicional (...) ele não aparece, mas em Kiopa, ele é atração, que inclusive é considerado desafio. Muitos tentam e treinam este chute. Aliás é um chute espetacular de se ver e de se fazer. No olímpico, ele não é usual também, pois como já vimos (nesta matéria aqui), os chutes voadores, apesar de lindos, são pouco efetivos em situação mais real.

Infotaekwondo - 5 Curiosidades sobre o chute 540 - 4.1 - 540 pelas costas

5 - A variação

Aqui que entra a confusão pessoal. Preste bastante atenção, para não se confundirem também, e poder ficar com tudo esclarecido! O 540 é, um chute que se pode fazer girando pelas costas, ou pela frente. O mais comum que você encontra nos videos no YouTube é, o realizado pelas costas e mais dificilmente encontra o pela frente.

Para ficar mais fácil de entender, montamos um Gif para você mostrando o 540 para frente(Oh Bae Sasip (540) Tolgae Chagi). Daí é só comparar com o Gif do item 4.

Infotaekwondo - 5 Curiosidades sobre o chute 540 - 4.2 - 540 pela frente

 

 

Como puderam perceber pelos Gifs. Timyo Twi Momdollyo Huryo, este seria o nome do chute, caso você esteja fazendo com os giros pelas costas, e falamos no mesmo item sobre Oh Bae Sasip (540) Tolgae Chagi, este é o nome dele quando você esta realizando o giro pela frente. Assim, sem confusões nos nomes, e mais tranquilidade no treino. Ah! Falamos aqui de 540, mas ele também tem 720 e 1080 ( é só gira feito um peão no ar e contar as voltas), fui! Até a próxima!

Infotaekwondo - 5 Curiosidades sobre o chute 540 - 5 - 360 kick, 540 kick, 720, kick, 1080 kick