5 Curiosidades sobre o chute Naeryo Chagi

InfoTKD

5 JAN 2017

Naeryo Chagi é um dos chutes que tem sido muito usado no Taekwondo atualmente nas competições. Vamos dar uma olhada de perto nele!

Nas competições, os atletas tem o costume de usar, Naeryo Chagi, em situação de ataque e também de contra-ataque. Sendo o ataque mais comumente visto saindo com a perna de trás, enquanto o contra-ataque é puxada mais usando a perna da frente. - Claro que isso não é uma regra. Isso é só uma observação do mais comum e, depende muito do atleta.

1 - Descrição da técnica

Uma técnica que golpeia o alvo na direção, de cima para baixo. Este golpe usa a sola do pé ou o calcanhar para mirar e atingir o rosto ou o ombro do oponente. Naeryo Chagi normalmente é realizado com elevação do joelho flexionado, de maneira frontal e então, descendo verticalmente no oponente.

Infotaekwondo - 5 Curiosidades sobre Naeryo Chagi - #1 - como fazer um naeryo chagi

2 - Diferentes escritas

Com os caracteres do Hangul temos, 내려차기 (Naeryo Chagi). "Arremessando" em uma tradução literal chegamos a; chute para baixo, agora, "americanizando" temos o Downward Kick, que tem a mesma tradução do coreano, mas você pode encontrá-los também no inglês como Axe Kick (chute machado); Hammer Kick (chute marreta), Strech Kick (chute esticado/esticado) ou, o que tem menos uso e menos sentido também, Thigh of Obliteration Kick, numa tradução livre isso fica como chute com a coxa de obliteração ( -caramba! me lembrei do Exódia.... kkkk). Para os "brasukas", não há nada de mais, apenas o bom e velho Naeryo (só tendo duas pronúncias comuns, Nériô e/ou Nêriô).

Infotaekwondo - 5 Curiosidades sobre Naeryo Chagi - #2 - escrever naryo chagi em coreano

3 - As semelhas com outras técnicas

Naeryo Chagi, lembra muito as técnicas Paka e An Chagi, devido as elevação que podem ser muito parecidas, que inclusive é algo excelente para confundir o oponente, tal como as técnicas "Bandal" e Yop podem fazer, ou também as técnicas Mondollyo Huryo e Twit Chagi, enfim.

Infotaekwondo - 5 Curiosidades sobre Naeryo Chagi - #3 - comparação de naeryo chagi





4 - Sobre o uso

No tradicional (8 Taeg... - não precisa né?!) ele não aparece, mas em demonstrações é, comum vê-lo em Kiopa (quebramentos de tábuas) e alguns quebrando blocos e telhas. No olímpico ele já é usado com mais frequência e vale 3 pontos, pois golpeia a cabeça do oponente, certo?!

Infotaekwondo - 5 Curiosidades sobre Naeryo Chagi - #4 - aplicação de naeryo chagi

5 - A variação

Além de ter uma semelhança com o Paka e An Chagi, ambos podem se tornar uma variação desta técnica, sabendo que no Paka golpeia-se com a parte externa do pé e que no An com a parte interna, você pode realizar ambos os movimentos e no ar, transferir para golpear descendo com o calcanhar ou sola do pé, transformando assim o chute em Paka Naeryo Chagi ou An Naeryo Chagi.

Infotaekwondo - 5 Curiosidades sobre Naeryo Chagi - #5 - variação de naeryo chagi

Ele também pode ser realizado saltando, jogando a perna da frente e golpeando com a trás, assim seu nome passa a ser Twit Twyo Naeryo Chagi ou Timyo Naeryo Chagi. Até próxima!