6 diferenças entre o TAEKWONDO antigo e o atual (durante a luta)

InfoTKD

4 JUL 2017

Dos coletes de bambu aos sofisticados coletes eletrônicos, dos "risquinhos" feitos em papel aos Joysticks. É isso mesmo! estamos falando do que e, quanto mudou o Taekwondo nos últimos 15 anos.

Sabemos que o Taekwondo atual é, um esporte olímpico e de muita popularidade, mas nem sempre foi assim. Muitas coisas aconteceram e ainda estão acontecendo para que ele evolua cada vez mais. Por isso, o Infotaekwondo.com decidiu compartilhar com você, caro leitor, 5 coisas, como eram e, como estão no Taekwondo.

1 - Coletes Convencionas Vs Coletes Eletrônicos

Os coletes do Taekwondo eram utilizados de forma que cobrissem o máximo possível do abdômen do lutador. Assim, se o lutador de azul usasse uma de numeração 2 (tamanho) e se o outro, lutador, fosse menor usaria, o tamanho 1 ou se fosse maior usaria o tamanho 3. Os coletes eletrônicos, tem uma regra em que os números dos coletes devem ser sempre o mesmo, ou seja, se o atleta de azul usa o nº 2 o outro também deve usar o nº 2, independente da estatura de ambos atletas.

imagem_1

2 - Súmulas Vs Joysticks

Os Juízes (aqueles que ficam nas laterais do tatame), marcavam os pontos, feitos pelos lutadores através de, uma súmula (anotação em papel) e o Árbitro central mostrava isso com as mãos. Os juízes de hoje, fazem esta marcação através de Joysticks (como controles de videogame mesmo) e aparecem automaticamente na tela de um computador para todo o público.

imagem_2

3 - Árbitros Autoritários Vs Árbitros Democráticos

Os árbitros - aquele que fica no centro do tatame - tinham uma autoridade maior na luta, eles decidiam "quase tudo" o que julgavam certo ou errado numa luta. Os árbitros de hoje se reúnem com os juízes e discutem, levam à mesa (VR) e verificam a informação. Tomando a decisão sempre em conjunto.

imagem_3





4 - Atletas antigos Vs Atletas atuais

Os atletas antigos tem uma característica mais robusta visando mais a força de impacto (Knock Out - por assim dizer), os atletas atuais estudam mais, agindo de forma tática buscando, a precisão do golpe.

imagem_4

5 - Técnico Torcida Vs Técnico Parceiro

O técnico de antes era considerado mais "uma torcida" na borda do tatame, pois ele não podia fazer muita coisa. Os técnicos atuais lutam junto de seu atleta, eles tem direito de levantar um cartão (azul ou vermelho) e fazer algumas solicitações que pode mudar o rumo do jogo (luta).

imagem_5

6 - Olhos nús Vs Câmeras

Todas as ações do Taekwondo de antes eram decididas através dos olhos dos juízes, que ficavam na lateral, observando o que estava dentro ou fora das regras. Atualmente,e isso é feito pelas câmeras e pelo poder de o técnico usar seu cartão, além de, em determinadas situações, os próprios juízes ou árbitros poderem fazer a solicitações de video replay.

imagem_6