8 coisas sobre o TAEKWONDO que você precisa conhecer

InfoTKD

2 MAR 2016

O Taekwondo é atualmente um esporte olímpico e, tem ganhado cada vez mais espaço na mídia, principalmente nas redes sociais.

Em consequência de sua popularidade, a busca pela modalidade nas academias tem aumentado. Mas muitos, ainda se perguntam sobre a modalidade, por isso, InfoTaekwondo.com apresenta, uma lista com as 8 coisas básicas sobre este esporte.

1. Tempo para trocar de faixa

Para os professores e mestres de Taekwondo, existem 3 classificações de faixa, que são: Os faixas coloridas; Os faixas pretas e os mestres. Já que este artigo é direcionado a um público que esta conhecendo a modalidade é, importante falarmos apenas dos coloridas.

Faixa colorida é, qualquer praticante que não seja faixa preta. O tempo para trocar de faixa varia de acordo com o seu desempenho. Em média, segundo, os professores e mestres, de 3 a 6 meses, é ideal para trocar de faixa.

Tempo para trocar de faixa

2. O uniforme

Assim como no Judo, Jiu-jitsu e Karate, o Taekwondo usa um uniforme branco, chamado Dobok (lê-se dôbô). Algumas academias usam o Dobok de cores diferentes para dar uma variada nas aulas, mas o branco mantém-se como o tradicional.

O uniforme de Taekwondo

3. As cores das faixas no Taekwondo

As cores das faixas no Taekwondo, sem dúvidas é um assunto muito delicado, por tanto, deixamos para falar, exclusivamente sobre, (nesta série de artigos).

Mas o que importa aqui, é pensar no seu registro quando se troca de faixa, neste, tem uma numeração chamada, Geup ( lê-se Gubi ou Kupi). No total são 10 Geup e, o iniciante começa no 10º (faixa branca) evoluindo, de forma, decrescente até o 1º (ponta preta). Depois disso, ele passa para a faixa preta.

As cores das faixas no Taekwondo

4. Idade minima para praticar

Hoje é possível encontrar, vários profissionais dentro do Taekwondo. Com isso é possível praticar o esporte a partir de qualquer idade, seja numa escolinha aos 3 anos, nas academias, nos clubes e etc. O interessante é que depois dos 3 anos, qualquer idade pode praticar o Taekwondo, sem um limite.

Claro que tudo tem que ser feito de acordo com suas condições físicas. Por isso, é importante ficar atento aos profissionais com quem vai praticar.

Idade minima para praticar Taekwondo

5. Tempo de duração das aulas



Assim como as demais atividades, o Taekwondo tem um tempo de aula entre 50 e 60 minutos. As aulas, normalmente começam com; concentração, alongamento, aquecimento, parte técnica e considerações finais. Além disso, a frequência das aulas, mais comum entre as academias, são de 2 a 3 vezes na semana.

Tempo de duração das aulas

6. Taekwondo não usa só as pernas

O Taekwondo, como esporte olímpico, faz maior uso das pernas, com movimentos de flexibilidades belíssimas e com muita plasticidade. Mas o Taekwondo também usa as mãos para socar e fazer os movimentos de defesa, como mostra o nosso próximo item que, fala sobre a defesa pessoal.

Taekwondo não usa só as pernas

7. A defesa pessoal

O Taekwondo chegou no Brasil em 1970, e foi de grande ajuda ao exército, para reforçar suas táticas de luta. O Taekwondo é bom para defesa pessoal, mas o alerta de sempre é; pergunte ao professor da equipe que esta procurando, se os focos ali são voltados para este fim. Uma boa dica é procurar por academias em áreas militares.

A defesa pessoal

8. O país de origem

Por fim, é importante saber de onde vem esta modalidade. O Taekwondo tem sua origem na Coréia antiga e, suas formas mais primitivas eram utilizadas como meio de sobrevivência e combate em tempos de guerra. Atualmente mais difundido como um esporte olímpico.

O pais de origem do Taekwondo