Design: A evolução dos coletes de TAEKWONDO em 7 formatos

InfoTKD

12 AGO 2016

É a peça principal do Taekwondo olímpico e é, um dos principais equipamentos responsáveis por determinar, quem ganha e quem perde na modalidade, estamos falando dos coletes ou protetor de tórax. Vamos dar uma olhada na evolução destes equipamentos.

O design dos coletes é algo que de fato não influência diretamente no jogo (luta), porém trazem, apenas um tom que torna tudo, visualmente melhor, ou não?! Isso depende do ponto de vista é claro! O fato é que, alterações são feitas a cada olimpíadas e os coletes não estão livres destas alterações e, além de mudarem o operacional, o design deles também vem mudando, bem como as empresas que os fabricam. Para tanto, vamos a uma lista cronológica do design dos coletes no Taekwondo.

1. Primeiros coletes

Os primeiros coletes no Taekwondo remontam a década e 50 a 60, eles eram feitos de bambu. Isso mesmo pessoal, de bambu. Imagine só! Numa época dessa e você chutando bambu... hahaha... Este colete se encontra em um Museu, na cidade de Muju na Coréia do Sul. Mas, não encontramos registros e relatos que confirmem que estes foram utilizados em um campeonato oficial, uma vez que, o primeiro mundial só aconteceu 1973.

InfoTaekwodo #1 - Design - A evolução dos coletes de Taekwondo - coletes de bambu taekwondo

2. Os coletes em 1988 Seoul/Coréia

Em sua estréia nos jogos olímpicos de Seoul, em 1988, o Taekwondo já usava, os coletes mais próximos dos convencionais, revestidos de uma fina camada de espuma e com emborrachados encapados.

InfoTaekwodo #2 - Design - A evolução dos coletes de Taekwondo - em 1988 olimpiadas de seoul

3. Em 2000 Sydney/Austrália

Quando o Taekwondo chega finalmente aos jogos olímpicos, de forma oficial, então a Adidas, já esta tomando conta do cenário de produção de equipamentos para a modalidade, e é então que, surge em 2000, nas olimpíadas, os coletes de "bolinha", aliás, o design de "bolinha" marca a época do Taekwondo, mas através de alguns vídeos de Taekwondo, antes disso, é possível ver, os coletes com as "bolinhas".

InfoTaekwodo #3 - Design - A evolução dos coletes de Taekwondo - olimpiadas de Sydney



4. Em 2004 Atenas/Grécia

Então que chegue a cidade de Atena! Nos jogos de verão, na Grécia, o Taekwondo já não usava mais, os coletes com os desenhos de "bolinha", e passou então, a ficar com a área principal coberta pela cor azul ou vermelha, mas ainda a Adidas era quem estava por trás da confecção dos protetores de tórax. Outra coisa que muda no design do colete é, a parte de cima que, até 2000 era apenas uma alça e, esta parte passou a ser como uma "ombreira" - revestida apenas de espuma.

InfoTaekwodo #4 - Design - A evolução dos coletes de Taekwondo - olimpiadas de atenas

5. Em 2008 - Pequim/China

O design em 2008 não sofreu nenhuma mudança visual, a única alteração era, a logo que aparece nos coletes, estava menor. Não encontramos confirmações, de qual foi a empresa responsável pela produção dos coletes em Pequim. Apenas um boletim citando informações dos coletes Lajust. Pode ter sido a empresa responsável por eles em Pequim. (se você leitor, tiver esta informação, deixa-a nos comentários para ajudar, agradecemos)

InfoTaekwodo #5 - Design - A evolução dos coletes de Taekwondo - olimpiadas de pequim - beijin

6. Em 2012 - Londres/Inglaterra

Tudo mudou, design e sistema. 2012 marca a chegada dos coletes eletrônicos Daedo (os famosos PSS). Com um design que mostram várias "bolinhas" prateadas reunidas como formando uma seta, totalizando 2 setas de cada lado. O colete da Daedo veio e, parece que foi para ficar. Além disso, eles já estão confirmados para serem usados no Rio2016. (Veja mais sobre os sistemas do Colete eltronico Daedo Aqui).

InfoTaekwodo #6 - Design - A evolução dos coletes de Taekwondo - olimpiadas de londres

7. Em 2016 - Rio de Janeiro/Brasil

Bom, o nosso objetivo nesta matéria é falar sobre o design do colete apenas, por isso, não estamos falando sobre, a funcionalidade e as formas como são operados. Em 2016 o design do colete da Daedo passa a mostrar apenas umas "bolinhas" prateadas e outras como um círculo, também prateado, talvez este design seja para ir de encontro com os arcos olímpicos. O fato é que a proposta de manter toda a área para pontuar da cor azul ou vermelha, ainda se mantém desde 2004.

InfoTaekwodo #7 - Design - A evolução dos coletes de Taekwondo - olimpiadas do rio 2016