O Taekwondo melhora o equilíbrio de pessoas com mais de 40 anos, diz estudo

InfoTKD

17 MAR 2016

Esta pensando que o Taekwondo é apenas para os jovens? Você sabia que praticar o Taekwondo pode lhe dar vários benefícios até mesmo se começar a treinar após os 40 anos de idade? É isso que revelou este estudo publicado pelo portal, National Center for Biotechnology Information - NCBI.

Muitos são os casos de falta de equilíbrio na terceira idade, isso acontece por vários fatores, existem diversos estudos científicos sobre este assunto nas várias áreas da saúde. É científico que chegando aos 40 anos, a tendência de algumas pessoas é perder o equilíbrio e acabar caindo e quebrando alguma coisa. O que não é nada bom. Não mesmo?!

O Taekwondo é uma modalidade muito fantástica e, de acordo com um estudo científico, publicado em 2013, as aulas de Taekwondo podem ajudar a melhorar este equilíbrio, e não estamos falando de ter praticado desde jovem, estamos falando da pratica já aos 40 anos mesmo.

Os pesquisadores encontraram que o Taekwondo pode ajudar a melhorar vários aspectos do equilíbrio de indivíduos com mais de 40 anos. Tendo chegado a estes resultados, G. Van Djik e seus colegas pesquisadores, afirmam que com um treinamento de Taekwondo é possível ajudar a melhorar o equilíbrio destes indivíduos.

Processo do estudo

Neste estudo o pesquisador G. Van Djik, reuniu voluntários com mais de 40 anos de idade e os colocou para praticar Taekwondo, 1 hora por semana. O conteúdo seguia um padrão base de aula de Taekwondo, com aquecimento, técnicas, chutes, posturas, bloqueios e etc.



Ao final, os voluntário tinham um questionário para responder, a respeito do nível de satisfação da aula e, também se, a sensação era de muito cansaço ou não, após os treinos.

taekwondo melhora equilibrio em pessoas com mais de 40 anos

Resultados

Após a apuração dos dados os pesquisadores identificaram que houve melhoria no equilíbrio de todos os voluntários envolvidos na pesquisa e que, não houve desistência de nenhum deles. As melhorias foram, mais equilíbrio para caminhar, mais tempo de equilíbrio sob apenas uma perna e um passo mais alongado para caminhar.

Conclusão

Finalmente, o autor do estudo conclui que, uma aula básica de Taekwondo com apenas 1 hora por semana pode ajudar a melhorar a postura e o equilíbrio de pessoas, mesmo que mais de idade e ainda a modalidade pode trazer vários outros efeitos benéficos para todos, além do equilíbrio como foi relatado no questionário aplicado durante o estudo.

taekwondo melhora equilibrio em pessoas com mais de 40 anos