Pesquisa mostra a importância do TAEKWONDO na Educação Infantil

InfoTKD

21 JUN 2016

Diversos são os projetos sociais em que o Taekwondo esta instalado, além de muitas escolas da Educação Infantil, seja ela, pública ou privada, assim, o ensino da modalidade de forma lúdica faz-se necessário, então porque não brincar e aprender Taekwondo?!

O Taekwondo é de origem marcial e, atualmente um esporte olímpico. As aulas podem variar entre defesa pessoal, lutas, movimentações e etc. Os métodos que os Instrutores usam para passar este conhecimento são diversos, mas para a ciência, um dos mais eficazes e, especificamente na Educação Infantil é, a forma lúdica. Isso é o que diz o estudo de OSIEL MARTINS COSTA e seus colegas.

Processo do estudo

O pesquisador reuniu, de uma rede infantil, 29 alunos, dos quais, 16 eram masculinos e 13 femininos, com idade entre 4 e 6 anos e, utilizou o método de pesquisa de FILHO e SANTOS publicado em 2002. O método tem as seguintes observações; levantamentos de determinados fatos, determinadas situações, aferir condições e situações gerais esperadas. Depois foram realizadas aulas com aquecimentos e alongamento lúdico e brincadeiras que envolvessem, técnicas do Taekwondo.

Resultados

Cada criança em seu comportamento individual demonstrou que, através de um certo tempo e, a sua maneira, ela aprende e se interesse pela tarefa. Os movimentos mais adequados são os de baixa complexidade, enquanto as brincadeiras mais aceitas por elas são, as de regras simples e flexíveis, além de fácil execução e entendimento.

infotaekwondo - pesquisa fala sobre a importancia do taekwondo na educação infantil - crianças taekwondo

Conclusão

O.M.COSTA e seus colegas concluíram que, o Taekwondo quando desenvolvido através de atividades lúdicas para as crianças da Educação Infantil é, uma verdadeira ferramenta para promoção do desenvolvimento e, ainda capaz de promover vivências que irão facilitar o seu aprendizado, contribuindo desta forma para o desenvolvimento pleno.