Verdade ou Mito - 4 informações precisas sobre o TAEKWONDO

InfoTKD

22 MAR 2016

O mundo dos cinemas são, sem dúvidas, um grande deleite para nossos olhos. Através dos filmes, vemos pessoas voarem, explosões, efeitos especiais, câmera lenta e etc., um cardápio recheado para nos emocionar e chamar a nossa atenção.

Mas sabemos que muitas coisas ali, são apenas para este objetivo "chamar atenção" e, então o que é realmente verdade e o que é mito neste mundo cinematográfico. Com base na matéria dos sites ParksFederation e TaekwondoUSA nós reunimos, 4 mitos e bônus sobre o Taekwondo para você leitor.

1. Chutes voadores são destruidores

Com tamanha beleza, visto através das telas, os chutes voadores são os que chamam bastante atenção do público. Na vida real, chutes giratórios no ar como, o 540° e 720° que são muito populares com os Kyokpa (quebramentos) são chutes, consideravelmente, mais fracos do que chutes terrestres, como é o caso de chutes como; Bandal (chute lateral) e Yop Chagi (escorada).
Taekwondo Verdade ou mito
Chutes voadores, apesar de belíssimos, não tem tanta força quanto um chute no solo, assim os chutes no ar são, menos efetivos, no que diz respeito, a potência. Outra desvantagem é, a vulnerabilidade, pois enquanto estiver no ar, você esta vulnerável a ataques de qualquer dos lados.

Taekwondo Verdade ou mito

2. O Taekwondo é só chutes

Mesmo que o Taekwondo esta passando por uma fase de popularização, através das redes sociais e mídias de televisão. Ainda existem pessoas que acreditam que o trabalho do esporte é apenas com as pernas. Claro que o Taekwondo Olímpico tem a perna como função predominante. Entretanto o esporte tem o uso das mãos, para bloqueios e para socos.

Taekwondo Verdade ou mito



3. Os pontos são feitos só por encostar no oponente

Falso. Nas competições de Taekwondo existem diferentes níveis de contato, sendo semi e contato completo. A grande questão é que o atleta de Taekwondo precisa encaixar o pé (de uma forma ideal) no colete (hogu) ou no capacete (cabeça) do seu oponente, assim os pontos serão computados. Entretanto, os atletas podem usar as mãos para evitar que o pé do oponente chegue aos coletes e capacetes, além de usar o corpo para esquiva.

Taekwondo Verdade ou mito

4. Tem armas nos treinamentos

Isso não é completamente verdade. O Taekwondo é basicamente um esporte de mãos livres, ou seja, sem armas. Entretanto algumas escolas envolvem treinamentos com as armas. Muitas vezes isso é feito para melhorar as competências dos alunos que estão se aprofundando mais nas artes marciais, mas, nem todas as escolas de Taekwondo realizam estas práticas ou acham necessárias.

Taekwondo Verdade ou mito

Bônus. Faixas pretas são Mestres

De acordo com Jonathan Maberry do site FightingArts, quando o aluno chega na faixa preta, quer dizer que ele dominou apenas o básico. Ainda há uma longa estrada para ele percorrer. Uma vez que chegou na faixa preta, sua jornada estará apenas começando.

Taekwondo Verdade ou mito